A impressão 3D é o processo que transforma um objeto tridimensional que está em formato digital em um objeto físico, real, tátil. Esse processo ocorre através da adição de material, camada sobre camada. Atualmente a matéria-prima mais utilizada é o plástico, por conta da sua facilidade de ser transformado se exposto a temperaturas elevadas. Os equipamentos responsáveis por realizar esse processo de transformação, são chamados de impressoras 3D ou também conhecidos como máquinas de manufatura aditiva.
O processo de impressão 3D é muito simples, a ideia seria a mesma dos procedimentos para confecção de um bolo, o confeiteiro realiza a decoração de cada camada até chegar ao resultado pretendido.

Explicando de maneira mais prática:
Após a criação do desenho 3D em softwares de modelagem tridimensionais ou do escaneamento do objeto para conversão digital. O arquivo é fatiado em finas camadas utilizando um software conhecido como slicer (fatiador).
As fatias são coordenadas, responsáveis por delimitar o caminho que a impressora irá percorrer na hora da impressão, obedecendo a geometria do objeto a ser impresso.
Esse conjunto de comandos é gravado em um arquivo chamado G-CODE e enviado para a impressora. Esta, por sua vez, “derrete” o plástico e desenha na mesa de impressão a primeira camada, posteriormente a segunda, terceira e assim por diante, até que o objeto esteja totalmente materializado e pronto para uso.
Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D? Fale com um de nossos especialistas.