Curiosidade: O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é o processo que transforma um objeto tridimensional que está em formato digital em um objeto físico, real, tátil. Esse processo ocorre através da adição de material, camada sobre camada.  Atualmente a matéria-prima mais utilizada é o plástico, por conta da sua facilidade de ser transformado se exposto a temperaturas elevadas. Os equipamentos responsáveis por realizar esse processo de transformação, são chamados de impressoras 3D ou também conhecidos como máquinas de manufatura aditiva.

O processo de impressão 3D é muito simples,  a ideia seria a mesma dos  procedimentos para  confecção de um bolo, o confeiteiro realiza a decoração de cada camada até chegar ao resultado pretendido.

Explicando de maneira mais prática:

Após a criação do desenho 3D em softwares de modelagem tridimensionais ou do escaneamento do objeto para conversão digital.  O arquivo é fatiado em finas camadas utilizando um software  conhecido como slicer (fatiador).

As fatias são coordenadas, responsáveis por delimitar o caminho que a impressora irá percorrer na hora da impressão, obedecendo a geometria do objeto a ser impresso.

Esse conjunto de comandos é gravado em um arquivo chamado G-CODE e enviado para a impressora. Esta, por sua vez, “derrete” o plástico e desenha na mesa de impressão a primeira camada, posteriormente a segunda, terceira e assim por diante, até que o objeto esteja totalmente materializado e pronto para uso.

Quer saber mais sobre o mundo da impressão 3D? Fale com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta