Curiosidade: Como surgiu a impressora 3D?

A impressora 3D não é uma tecnologia atual, pois foi criada pelo norte-americano Chuck Hull a cerca de 30 anos. Com o sucesso da criação Hull criou a 3D Systems que possuía a patente da tecnologia, sendo a única empresa na época a comercializar  as impressoras 3D. Por esse motivo a aquisição não era para qualquer um, o valor do equipamento era de aproximadamente 1 milhão de dólares.

O projeto inicial não parecia com as atuais impressoras 3D, até porque a tecnologia precursora era a estereolitografia (impressora de resina), mas com os avanços tecnológicos surgiram outros tipos de impressão, sendo elas: a impressão 3D FFF (Fusão por Filamento Fundido) e a impressão 3D SLS (Sinterização Seletiva a Laser).

A popularização das impressoras 3D se iniciou em 2006 quando as patentes da 3D Systems começaram a expirar e entusiastas com conhecimento em eletrônica e mecatrônica começaram a desenvolver impressoras caseiras. Esse movimento foi um facilitador para que pessoas com baixo poder aquisitivo pudessem adquirir a tecnologia.

Hoje os benefícios da impressora 3D são notórios, ajudando diversas empresas dos mais variados segmentos.

Confira alguns exemplos:

E agora que você já sabe como surgiu a tecnologia de impressão 3D, está preparado para fazer parte desse grupo de entusiastas? Fale com um de nossos especialistas e comece a transformar seu negócio!

Deixe uma resposta